sábado, 31 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 11, 45-56)

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: "Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação". 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: "Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?" 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: "Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?"

quinta-feira, 29 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 8, 51-59)


Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51"Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte". 52Disseram então os judeus: "Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?" 54Jesus respondeu: "Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se". 57Os judeus disseram-lhe então: "Nem sequer cinqüenta anos tens, e viste Abraão!" 58Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou". 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 8, 31-42)

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". 33Responderam eles: "Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres'?" 34Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai". 39Eles responderam então: "Nosso pai é Abraão". Disse-lhes Jesus: "Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai". Disseram-lhe, então: "Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus".42Respondeu-lhes Jesus: "Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou".

terça-feira, 27 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 8, 21-30)


Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21"Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir". 22Os judeus comentavam: "Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir'?" 23Jesus continuou: "Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados". 25Perguntaram-lhe pois: "Quem és tu, então?" Jesus respondeu: "O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo".27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado". 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

O que o ministério jovem significa para mim

Sabemos que todos nós temos um chamado, mas o convite maior a esse chamado é a santidade. No Ministério Jovem aprendi que Jesus nos ama, do jeito que somos, com toda a nossa história, como nossa situação presente, e nos confirma isso na palavra "Eu não vim chamar justos, mas a pecadores". Foi ai que tomei posse dessa palavra e disse sim ao Senhor que com um simples convite disse "vem e segue-me", e peço que sempre me leve às águas mais profundas. Foi no Ministério Jovem também que aprendi a amar o então Beato João Paulo II que soube com sua humildade falar ao coração da Juventude como um todo e quando li sua carta direcionada aos jovens que diz: "Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. “Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”. Papa João Paulo II. Que nos chamou de Sentinelas da Manhã que anuncia a luz de um novo dia, a luz que é Cristo ressuscitado.


Amo fazer parte do Ministério Jovem que tem levado vários jovens a experimentar o verdadeiro a amor de Deus, jovens protagonista da Efusão do Espirito semeando a cultura de pentecostes.

ASS: Nadir Coutinho

segunda-feira, 26 de março de 2012

Palavra do dia (Lc 1, 26-38)


Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

domingo, 25 de março de 2012

Dia de Intercessão pela juventude


“Vivemos em tempos difíceis e necessitamos que a Santíssima Virgem nos ajude a conservar e defender a fé cristã.” (Dom Bosco)
Dom Bosco que fez uma opção pela vida dos jovens, foi aclamado pelo Papa João Paulo como o “Pai da Juventude”, tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, a chamava de Mestra. O dia que celebramos a festa de Maria Auxiliadora é 24/05.
Dia 25 de Maio é o Dia da Intercessão pela Juventude, mas tomamos todos os dias 25 para interceder aos jovens brasileiros para que possam ser firmes e corajosos no caminho do Senhor e para àqueles que encontram-se perdidos em meio a um mundo que, como Dom Bosco diz, vive em tempos difíceis. No entanto, não somente pelo o que Dom Bosco nos diz. Mas nós mesmos sabemos, pois vivemos neste mesmo mundo que este Santo viveu. E ele conseguiu buscar a Santidade? Não foi? Pois bem!
Assim, já dizia-nos Jesus: No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (cf. Jo 16, 32-33).
Rogamos a Intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos por toda a juventude.
“Em minha juventude, querendo dar um sentido pleno à minha vida, e com a ajuda de Deus, renunciei a ter uma família para me tornar pai e irmão de quem não tinha pai, nem irmãos, nem amigos. Se você quer ser como eu, juntos gastaremos nossa vida em uma favela do Rio. Entre leprosos da Índia ou nas periferias de Bogotá, onde iremos encontrar todo tipo de pobreza. Mesmo que você não tenha coragem de correr riscos, lembro-lhe uma verdade: a vida, este grande dom de Deus, precisa ser bem vivida. Você vai vivê-la bem, não fechando-se em seu egoísmo, mas abrindo-se ao amor, ao compromisso com aqueles que são mais pobres que você”, expressava Dom Bosco.

Que neste Dia de Intercessão pela Juventude, toda a Igreja local possa rezar e pedir a intercessão por todos os jovens do país, suas intenções e necessidades, e também pela JMJ de 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro. Que pela nossa, cada jovem possa manter vivas no coração as palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil, em 2007: “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA
(composta por São João Bosco)
Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu, que, só, destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,
defende-nos do inimigo; e na hora da morte,
acolhe a nossa alma no paraíso.
Amém.
"Tende coragem: eu venci o mundo!”

Palavra do dia (Jo 12, 20-33)


Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus". 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?' Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!" Então veio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!" 29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele". 30Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim". 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer".

sexta-feira, 23 de março de 2012

Disqus, novo sistema de comentários em nosso blog

Não há nada que deixa um blogueiro mais feliz do que receber um comentário em seu post, é uma gratificação saber que alguém leu, gostou do que ele escreveu e deixou a sua opinião, elogio ou até uma crítica construtiva, além de valorizar o seu trabalho isto lhe traz mais motivação para continuar oferecendo um conteúdo de qualidade para todos que visitam seu blog.
Os comentários são o canal de comunicação entre o autor do blog e seus leitores, é a única forma que o autor tem como saber se o seu conteúdo está de qualidade ou não, afinal, blog não é diário que você escreve só para você, e sim é algo que você escreve para o mundo inteiro poder ler. Só que o sistema de comentários do Blogger é bem limitado e também hoje com o Facebook dominando totalmente a internet junto com o Google, fica cada vez mais raro receber um comentário num blog, as pessoas querem coisas simples e rápidas, por isso, preferem o Facebook por sua facilidade de comentar, curtir e compartilhar os posts, fica ainda mais difícil se os comentários no blog não oferecem a opção da pessoa comentar usando sua conta no Facebook, nem todos tem conta no Google e não sabem o que é OpenID e as outras opções que o Blogger oferece para poder comentar, mas em minhas constantes pesquisas acabei encontrando um novo sistema de comentários que eu achei muito interessante e já implantei em nosso blog, o Disqus. Vou demonstrar passo a passo com imagens como deixar um comentário em nosso blog.
Agora sempre logo abaixo dos posts, você verá o novo sistema de comentários, conforme imagem abaixo.



Digite o seu comentário e depois clique no botão "Comentar como...", vai aparecer outra tela pedindo para você escolher com qual conta deseja comentar, e é aí que está a grande novidade.


Perceba que não só o Facebook mais também você pode comentar utilizando a sua conta no Twitter, Yahoo, Google, OpenID (comentar com a URL do seu blog ou site) ou também como convidado informando o nome e endereço de e-mail e se tiver um blog ou site, pode colocar o link como na imagem acima, depois é só informar seu e-mail e senha de acesso ao Facebook e clicar em Entrar.



Ao final aparece esta caixa de diálogo informando que o comentário precisa ser aprovado antes de ser publicado.



Isto significa que todos os comentários serão lidos antes de serem publicados para maior segurança, e não serão aceitos comentários com qualquer tipo de ofensa ao ator do blog nem a qualquer membro de nosso ministério, também não serão aceitos comentários com ofensas a Igreja Católica e a sua doutrina, nem a Renovação Carismática, e é claro que também não serão aceitos de forma alguma comentários com palavras de baixo calão. Não abuse também da linguagem MSN (pq, vc, oq, tb, aki, rs...) para fácil compreensão da mensagem, seja coerente em seu comentário e respeite a língua portuguesa, lembre-se que, blog não é MSN que você pode escrever de qualquer jeito. Adotamos estas regras porque sabemos que nem todos usam a internet para o bem, e esta é uma forma de demonstrar que nosso trabalho é um trabalho sério e que exigimos respeito.
Nós utilizamos a internet, porque sabemos o quão útil ela é para divulgarmos nosso trabalho, por isso que temos diversas ferramentas como Blog, Facebook, Twitter, Messenger e e-mail, tudo isso para que a Palavra de Deus alcance a todos os lugares onde o nosso humano não consegue chegar, este é o nosso objetivo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 5, 31-47)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31"Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?" 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Evangelho do dia (Jo 5, 17-30)

 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: "Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade, vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

terça-feira, 20 de março de 2012

Palavra do dia (Jo 5, 1-16)

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". 8Jesus disse: "Levanta-te, pega tua cama e anda". 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". 11Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda'". 12Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda'?" 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Palavra do dia (Mt 1,16.18-21.24)

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

Congresso Diocesano dias 30, 31 e 01/04 Basílica Nossa Senhora da Penha


VENHA FAZER PARTE DO CONGRESSO DIOCESANO QUE SERÁ REALIZADO NOS DIAS 30, 31 E 01/04!

CLIQUE AQUI para fazer o download da ficha de inscrição (A ficha poderá ser impressa e entregue no dia, ou poderá ser retirada no primeiro dia, prenchida e entregue, junto com a colaboração da taxa de inscrição)
Congresso Diocesano da RCC São Miguel Paulista
Tema: "Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17)"
Abertura dia 30/03 com a Santa Missa ás 20:00, dias 31/03 e 01/04 a partir das 07:30
Local: Basílica de Nossa Senhora da Penha
Endereço: Rua Santo Afonso, nº 199 - Penha
Contato: Celso 8700-3448 (TIM) / 76690213 (Claro)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Palavra do dia (Mc 12, 28-34)

Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Palavra do dia (Lc 11, 14-23)

Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada. Mas alguns deles disseram: "Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios. E para pô-lo a prova, outros lhe pediam um sinal do céu. Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros. Se, pois, Satanás está divido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Beelzebul.
"Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsavam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes! Mas, se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus. Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui. Mas, se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos. Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Congresso Diocesano da RCC São Miguel Paulista


Congresso Diocesano da RCC São Miguel Paulista
Tema: "Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17)"
Abertura dia 30/03 com a Santa Missa ás 20:00, dias 31/03 e 01/04 a partir das 07:30
Local: Basílica de Nossa Senhora da Penha
Endereço: Rua Santo Afonso, nº 199 - Penha
Visualize o mapa abaixo
Taxa de inscrição: R$ 10,00 
Almoço: R$ 20,00 referente ao Sábado e Domingo

Não perca.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais para ajudar-nos na divulgação.
Avante sentinelas.

Palavra do dia (Mt 5,17-19‏)


Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

Intenções do mês para o ministério jovem


Para que as promessas de Deus se cumpram na nossa vida e em nosso ministério, é necessário que estejamos atentos e vigilantes na oração assim como está na Palavra em Isaías 21.


Porque o Senhor me disse: Vai postar uma sentinela! Que ela te anuncie o que vir! Se vir uma fila de cavaleiros, dois a dois, uma fila de asnos, outra de camelos, que preste atenção, muita atenção. E então grite: Eu vejo! Em meu posto de guarda, Senhor, eu me mantenho o dia inteiro; em meu observatório permaneço de pé todas as noites. Eis que vem a cavalaria, cavaleiros dois a dois. Tomam a palavra e dizem-me: Caiu, caiu Babilônia! Todos os simulacros de seus deuses foram despedaçados contra a terra. Ó povo meu, pisado, malhado como o grão, o que aprendi do Senhor dos exércitos, do Deus de Israel, eu te anuncio. Oráculo contra Edom. Gritam-me de Seir: Sentinela, em que pé está a noite? Sentinela, em que pé está a noite? E a sentinela responde: A manhã chega, igualmente a noite. Se quereis sabê-lo, voltai a interrogar. 

Faço o convite de intensificarmos nossas orações, as intenções do mês são essas e quais mais Deus mover durante a oração: Deus precisa de jovens coordenadores de Grupo de Oração, de servos na Pregação, Intercessão, Cura libertação, Fé e Política e outros diferentes ministérios que temos.
  • Pelo nosso coordenador
  • Pelas nossas missões
  • Pelos jovens da nossa Diocese
  • Pelo o núcleo
  • Pelo nosso diretor espiritual pe. Alexandre
  • Pelos G.O jovens
Temos também as intenções permanentes
  • Pela Igreja;
  • Pelo Santo Padre Bento XVI;
  • Por todo o clero, consagrados e leigos;
  • Pela RCC e pelo MJ (nas suas dioceses, nos seus estados, no Brasil e no mundo);
  • Pelo Márcio Zolin, nosso coordenador nacional;
  • Pelos nossos coordenadores estaduais e os diocesanos.
Não esquecendo que todo dia 25 de cada mês é o dia de intercessão pela juventude.
Louvado seja Deus pelo sim de cada um a esta missão.

terça-feira, 13 de março de 2012

Palavra do dia (Mt 18,21-35)


Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: «Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. 

»O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. 

»Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos pés dele, suplicava: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei'. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão». 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Palavra do dia Mt 21,33-43.45-46‏


Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: “O meu filho eles vão respeitar.” Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.” Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
Aí Jesus perguntou: E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
Eles responderam: Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo. Jesus então perguntou: Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem? “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!” E Jesus terminou: Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino. Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou e sabiam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo da multidão porque o povo achava que Jesus era profeta.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Palavra do dia (Lc 16,19-31‏)


Jesus continuou: Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumavam largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber as suas feridas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi sepultado. Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele. Então gritou: “Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!” Mas Abraão respondeu: “Meu filho, lembre que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo. Além disso, há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá.” O rico disse: “Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.” Mas Abraão respondeu: “Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!” “Só isso não basta, Pai Abraão!”, respondeu o rico. “Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados.” Mas Abraão respondeu: “Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.”

quarta-feira, 7 de março de 2012

Palavra do dia (Mt 20,17-28‏)


Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse: Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. O que é que você quer?Perguntou Jesus. Ela respondeu: Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda. Jesus disse aos dois filhos dela: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podemos! – responderam eles. Então Jesus disse: De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

Fotos do Alegrai-vos 2012

Confiram nosso álbum de fotos do Alegrai-vos 2012 e de nossa ida ao parque ecológico do Tietê em São Paulo.

 
Visualizem todos os nossos álbuns na página Fotos e confiram também nossos Vídeos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Vigília Clamando por Milagres dia 10 de Março


A Canção Nova convida a todos para a 3ª Vigília Clamando por Milagres do ano de 2012. Coloquemos diante de Jesus Sacramentado todas as necessidades do nosso ministério neste mês de Março. Venha passar uma noite de bençãos diante do Senhor.

Vigília Clamando por Milagres
Tema: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim" (Mt 20,29-34)
Transmissão ao vivo na TV Canção Nova
Data e hora: 10 de Março a partir das 22:00
Local: Basílica de Nossa Senhora da Penha
Endereço: Rua Santo Afonso, 199 - Penha
Visualize o mapa abaixo

Exibir mapa ampliado


Presenças:

  • Tony Alysson (cantor e compositor católico)
  • Pe. Adriano Zandoná (comunidade Canção Nova)
  • Pe. Tiago Calçado (Arquidiocese de São Paulo)

OBS: Levar 1 kg de alimento não perecível


Utilize os botões abaixo para compartilhar nas redes sociais para ajudar na divulgação.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Palavra do dia (Lc 6,36-38‏)


“Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”.

sábado, 3 de março de 2012

O Senhor não é só um Deus de milagres

Nós, do ministério jovem da diocese de São Miguel Paulista marcamos nossa presença no XX Alegrai-vos que foi realizado entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro e que graças a Deus foi uma benção, só que gostaria de compartilhar com vocês algo que venho pensando desde aqueles dias.

Todos sabem que este ano o Alegrai-vos não foi realizado no ginásio do Ibirapuera, foi na quadra do colégio Santo Antônio de Lisboa na região do Tatuapé Zona Leste, o local até era mais confortável do que o ginásio do Ibirapuera, só que menor cabia aproximadamente mil pessoas, sendo que, no ginásio do Ibirapuera a capacidade é de dez mil e duzentas pessoas (conforme http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1sio_Estadual_Geraldo_Jos%C3%A9_de_Almeida). Foi aí que comecei a pensar em como as coisas para a igreja são difíceis, e como a fé em Deus está diminuindo cada vez mais.

Alguns anos atrás o Cenáculo era realizado no estádio do Morumbi, que a capacidade de público hoje é de setenta a oitenta mil pessoas, e naquele tempo faltavam lugares para tanta gente, hoje os eventos mal conseguem encher o ginásio do Ibirapuera, tendo que ser realizados em lugares menores devido aos altos custos, é muito espaço para pouca gente. Mas será que todas aquelas pessoas estavam sedentas do Senhor, ou só buscavam o Deus de milagres?

É triste chegar hoje num grande evento e ver tantos lugares vazios, creio que é por isso que cada ano que passa vai se reduzindo o espaço, não só para economizar dinheiro, mais por causa da nossa fé em Deus que está cada vez menor.

Não está faltando divulgação, hoje temos diversos recursos para divulgarmos nossos eventos, mas o fato é que, se não tiver algum pregador, padre, ou ministério de música famoso, as pessoas não tem interesse porque querem ver milagres, querem curas grandes, por isso que estão buscando o Senhor em outros lugares, que é onde está o "Deus de milagres".

Isso vem acontecendo não somente nos grandes eventos, mas também na nossa diocese, nas nossas paróquias e principalmente nos grupos de oração. Quantos que marcam um evento nas suas paróquias com tanto dificuldade, que anunciam nas missas e nos grupos de oração esperando que as pessoas participem, mais quando chega o dia do encontro aparecem poucas pessoas. Como é triste isso. Como é triste ver que as pessoas não estão mais interessadas em participar porque não vai ter pregador famoso, não vai ter ninguém para orar cura e libertação, não vai ter ninguém que vai resolver os problemas.

Talvez seja por causa da dureza de nosso coração que os milagres não estão mais acontecendo. O Senhor sabe que as pessoas hoje só vão para a igreja por causa dos milagres, e quando o milagre acontece as pessoas não voltam mais, elas já alcançaram aquilo que precisavam, é como se Deus fosse supermercado, aonde eu só vou para buscar aquilo que estou precisando no momento.

O Senhor é sim um Deus de milagres, o Senhor pode fazer o paralítico andar, o surdo falar e tudo mais, só que mais do que isto, o Senhor é um Deus de Amor. Um Deus que amou tanto o mundo que entregou seu próprio Filho a morte e morte de cruz para nos salvar. Um Deus que realiza um milagre todos os dias e este milagre é a vida.

Oremos: Senhor não queremos te buscar só por causa dos milagres, queremos te buscar porque o Senhor é tudo para nós, tu és o Deus da nossa vida, és o Senhor da nossa família, da nossa casa, do nosso trabalho, das nossas paróquias, dos nossos grupos de oração, do nosso ministério jovem, da nossa diocese e de todo o mundo, de tudo o que temos e somos, tu és o Deus que realiza um milagre a cada Santa Missa se fazendo Pão e Vinho para nos alimentar. Senhor tu és o Deus de Amor, o Deus de Bondade e Misericórdia.
Obrigado Senhor, que nós somos o teu milagre. Amém.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Palavra do dia (Mt 5,20-26‏)


Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não mate. Quem matar será julgado.” Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Palavra do dia (Mt 7,7-12‏)


- Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
- Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.




 

Assine nossa Newsletter

Entre em contato

E-mail: contato@nomedaparoquia.org.br

Telefone: (xx) xxxx-xxxx

Siga nas redes sociais