quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que é um(a) jovem sentinela - Parte I‏


Sentinelas da Manhã

Palavra  Isaías 21, 11-12 (Sentinela em que pé está a noite?)

 
Qual o Sentido de Sentinela?

l        Traz a luz na aurora.
l        Anuncia a aurora.
l        Vê além
l        Denuncia o inimigo
l        Sentinelas dos reis
l        Sentinelas do povo
l        Voz do Senhor
l        "SENTINELAS DA MANHÃ ", quer dizer "aqueles que levam a esperança de um novo dia”. 

- Antigamente, sem energia elétrica, o sentinela trazia a luz às cidades. Traz a luz na escuridão.

Fundamentação Bíblica:

29 registros de Sentinela no Antigo Testamento

- II Samuel 18,26 - Conhece o povo, o inimigo, sabe o que significa a chegada do outro só pelo andar. Conhece detalhes
- II Reis 9,20 - Pela maneira ...
- II Crônicas 23 - Sentinelas do Templo (cuidam do templo)
- I Macabeus 12, 27 - Guardam o acampamento, guardam o povo
- Isaías 21 - Sentinela vê o que está chegando, grita do seu posto, permanece de pé, todos os dias
- Jeremias 6 - Denunciam: denuncia e se o povo não ouvir o Senhor irá se manifestar contra o seu povo. É a voz do Senhor.
- Importância da Sentinela ... anuncia a voz do Senhor... o Senhor confia a ele  sua voz!
- Isaías 52,8 - Vê  COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS  A CHEGADA DO SENHOR. Elevam a voz, soltam gritos de alegria.
- Ezequiel 3,17 – 33,7 - Estabelecidos pelos Senhor – Oráculos 
- Ezequiel 33,2 - Serão cobrados pelo Senhor – Se ouvir a voz do Senhor e não anunciar ou se o povo não quiser ouvir.
- Hababuc 2,1 - Ficar de sentinela, Espreitar o que o Senhor tem a dizer, e o que Ele vai responder ao meu pedido

Não percam Aviva Jovem (Avivamento para juventude) dia 18/12.


Sentinela em que pé esta a noite, a manhã logo vem.

Evangelho do dia (Mateus 4,18-22)‏

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 10,21-24)

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Álbum de fotos do ERJ 2011

Confiram nosso álbum, mais fotos foram adicionadas.

Evangelho do dia (Mateus 8,5-11)‏

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

domingo, 27 de novembro de 2011

IV Aviva Jovem - Paróquia Santo Antônio de Sant'Anna Galvão



IV Aviva Jovem
Tema: Eu te consagrei e te constitui profeta das nações (Jr 1,5)
Data: 18/12
Horário: 13:00
Local: Paróquia Santo Antônio de Sant'Anna Galvão
Endereço: Rua Bispo e Martins, 17 A - Jardim Keralux
Ponto de referência: Descer no final da lotação Jd. Keralux que sai do metrô Penha


Favor divulguem nas suas paróquias, no seu trabalho, na sua faculdade, para sua família e seus amigos, espalhe nas redes sociais e mande por e-mail para seus contatos. Dê o seu sim ao chamado de uma vida de santidade.
Deus abençoe a todos os jovens sentinelas da manhã.
Paz e bem.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nossas Fotos

As fotos do ministério mais lindo e fofo.
Clique em uma das imagens para ampliá-las.







Adoremos Jesus no Santíssimo Sacramento



Amados todos nós temos uma vida corrida, trabalho, estudos e inúmeros compromissos, mas sempre que possível, reserve alguns instantes do seu dia para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento, não precisa ser muito, Jesus já fica feliz com a nossa presença mesmo que fiquemos com ele só por cinco minutos.
Se queres ter muitas graças, vá muito ao Santíssimo, se quiseres ter poucas graças, vá pouco ao Santíssimo.
Queridos sempre que passares em frente de uma Igreja e esta estiver aberta, não custa nada entrar para adorar ao Senhor vivo, presente na sagrada Eucaristia. Dobre os seus joelhos diante do Senhor ou pode até ficar sentado e com todo o seu coração, com toda a sua alma adore ao Senhor, é uma experiência tão maravilhosa que quando estamos diante Dele, não precisamos falar nenhuma palavra, só o silêncio do nosso coração já é uma oração.
Quantas vezes nos colocamos diante de Jesus e já sentimos um calor todo especial como de alguém nos abraçando, não importa o que somos, não o quanto somos pecadores, quando estamos diante de Jesus Sacramentado podemos sentir este amor que tudo pode, este amor que tudo renova, tudo perdoa, tudo transforma, que não condena.
Adoremos a Jesus por toda a juventude, busquemos a nossa força em Jesus Sacramentado, incentive seu grupo de oração para que tenha momentos de adoração ao Santíssimo, o Pai procura adoradores.

Sugestão de livro Eucaristia: nosso tesouro de Mons. Jonas Abib


"Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos, peço-vos perdão, por todos os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam"



Dia 25 - Dia Nacional de Intercessão pela Juventude‏



Olá Amados(as)

Todo dia 25 de cada mês somos chamados a ser Sentinelas e nos unir em Oração, Adoração, Jejum, Oração do Terço, do Rosário, Participar da Santa Missa. Tudo isso em intenção a Juventude do Brasil e de todo o mundo para que Jesus derrame pela Ação do Espírito Santo muitas graças na vida de toda Juventude do Brasil e da América Latina.

Oremos por tudo aquilo que o Senhor tem nos impulsionado a realiizar, por  todo  chamado a missão, por todos eventos que iremos  realizar e pelos nossos coordenadores.
Que o Senhor com seu imenso amor derrame chuva de benção sobre cada um de nós, que nos dê cada vez a mais ousadia, intrepidez parresia para anunciar a boa nova que Cristo vive e reina em nosso meio.

Evangelho do dia (Lucas 21,29-33)‏

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 21,20-28)‏

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 21,12-19)‏

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 21,5-11)‏

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Mateus 12,46-50)‏

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

domingo, 20 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Mateus 25,31-46)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

sábado, 19 de novembro de 2011

Vídeos do ERJ 2011 - parte II

Seguem mais alguns vídeos do nosso inesquecível ERJ 2011 em Barueri. Somente olhos bem atentos perceberam que o Celso aparece neste vídeo abaixo.




Benção do Santíssimo ao som de Emanuel




Evangelho do dia (Lucas 20,27-40)‏

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FANUEL - RCC - DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA - TEMA: "SENHOR CURA A NOSSA NAÇÃO" - 20/11/2011 - 11h às 17h‏



Evangelho do dia (Lucas 19,45-48)‏

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

FORMAÇÃO DIOCESANA MINISTÉRIO JOVEM DIA 27/11‏



Uma Proposta de Ação para o Ministério Jovem


A Formação integral de jovens é uma realidade. A CNBB através do Documento n° 85 sobre a evangelização da juventude propõe que os jovens católicos sejam iniciados num processo de formação que contemple sua juventude como um todo. A Formação Integral de Jovens visa atender essa exigência da Igreja do Brasil também lembrada no Documento de Aparecida destacando­-a como um eficaz instrumento na constituição de Discípulos e Missionários de Jesus Cristo na América Latina.
A Formação Integral envolve a pessoa como um todo, superando fragmentalismos aos quais somos sujeitos no cotidiano, ajudando o jovem a discernir as suas ações para que toda sua vida seja marcada por valores, atitudes e por ações que provoquem mudanças voltadas para o bem de todos, de todas as pessoas da comunidade e de tudo que integra nosso universo.

CONTATO: (11) 8700-3448 - Celso (coordenador do ministério)


Local: Basílica de Nossa Senhora da Penha no salão paroquial
Endereço: Rua Santo Afonso, nº 199
Data: 27/11
Horário: A partir das 14:00

Você está convidado a participar e poder dizer o seu sim ao chamado de Deus na sua vida.

Deus abençoe.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Letra da música Sentinela da Manhã - Banda Arkanjos

Galera acompanhem a letra da música "Sentinela da Manhã" que marcou o nosso ERJ 2011 em Barueri. Vamos ensaiá-la e tocar nos nossos grupos de oração.


Segue a letra.


No coração da noite Pode o medo chegar
Espero ansiosamente A luz da aurora aparecer
Eu sei, que a manhã logo vem, vem o alvorecer de um novo tempo
Mas ainda é noite

Tenho um posto pra guardar Sou chamado a anunciar
Até meu nome Deus trocou Agora eu já sei quem sou, eu sou...

Sentinela da Manhã
Que anuncia a chegada do sol
Proclama que Jesus Ressuscitou

Eu sei que o dia vem, Vem, maranathá vem
Jesus minha esperança Que nunca me engana
Eu sei mundo quer sua luz Quer o alvorecer de um novo tempo
Mas ainda é noite...

Evangelho do dia (Lucas 19,41-44)

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 19,11-28)

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse: 
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar.13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 
14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 
18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 19,1-10)

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Vídeo do ERJ 2011

Para todos os jovens que estiveram lá poderem reviver alguns dos momentos marcantes do nosso ERJ e para os que não estavam que possam sentir no coração por meio destes vídeos um pouco da emoção que nós tivemos e que no próximo ano todos nós tenhamos o desejo de vivenciar esta graça no EMJ (Encontro Mundial de Jovens) em Foz do Iguaçu - PR.






Fotos do ERJ 2011

Confira o nosso álbum de fotos deste encontro que ficará marcado nas nossas vidas.

ERJ 2011 Barueri - SP

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 18,35-43)‏

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A sociedade dos perfeitos

QuebraCabeca

Na sociedade dos perfeitos, ser imperfeito está fora de moda. Ao ligarmos a televisão ou acessarmos a internet, encontramos protótipos de pessoas perfeitas. Seres humanos imperfeitos maquiados com aparência sagrada. Uma forte tendência dos tempos atuais é a exigência de que o outro seja perfeito. Esta marca de nossa época vem disfarçada com o nome de “falta de paciência”: “Não tenho paciência com as pessoas de minha família”, “Sou extremamente impaciente com meus colegas de trabalho”, “Meus pais não são do jeito que eu quero”… Frases como estas são mais comuns do que ousamos imaginar.
Exige-se a perfeição do outro a qualquer custo. Pessoas que se consideram perfeitas exigem que seus irmãos e irmãs também o sejam. Caso isso não ocorra, as brigas e decepções acontecem em níveis agressivos.
No tempo de Jesus não era diferente. Os fariseus, escribas e mestres da Lei, responsáveis pelo cuidado do templo e, consequentemente, pela formação religiosa do povo, consideravam-se perfeitos. Julgavam ter atingido um grau de plenitude tal que se achavam no direito de catalogar as impurezas do povo de acordo com normas e critérios religiosos que oprimiam o ser humano.
Jesus percebeu a hipocrisia contida nos gestos e atitudes destes pretensos perfeitos. Estes exigiam que os fiéis carregassem pesados fardos e cumprissem normas que beneficiavam apenas a eles próprios.
Aqueles que exigem perfeição dos outros se esquecem de que também são imperfeitos. Muitas vezes exigem algo que nem eles próprios conseguem cumprir. Ocupam, inconscientemente, o lugar de Deus. Tornam-se juízes: julgam, condenam e decretam a sentença. O outro, raras vezes, tem a chance de defesa, tendo em vista que, na maioria dos casos, o julgamento vem embrulhado em presentes perfeitos.
Quando falamos de imperfeição entramos em contato com nossas próprias imperfeições. Esbarramos em nossos próprios limites e falhas. Uma atitude farisaica descarta a imperfeição e se reconhece canonizado. Os grandes santos nunca se consideraram santos em vida. O que os tornou santos foi a humildade com que se revestiram. Reconciliados com sua própria humanidade, estes homens e mulheres que hoje são venerados nos altares, transformaram as imperfeições em degraus para a santidade. No pecado que estava impresso em seu DNA humano, eles se revestiram da força de Cristo. Viram no Mestre o caminho para a humildade, o serviço e a doação ao próximo.
Respeitar o processo de caminhada de cada pessoa é fundamental para quem deseja construir hoje seu caminho de santidade. Quem não aprendeu a respeitar as imperfeições do outro, dificilmente irá conhecer o caminho da humildade que o guiará à paz interior.
Jesus compreendia as imperfeições humanas. Ele sabia que a natureza que nos reveste precisava ser purificada não por rituais de exclusão, mas sim por rituais de inclusão. Cristo incluía no Seu amor os excluídos do amor dos outros.
Somente quem compreendeu que tão imperfeito quanto o outro é ele mesmo, descobriu o caminho para o amor e a santidade manifestada no cotidiano dos sentimentos.
Pe. Flávio Sobreiro

Evangelho do dia (Lucas 17,26-37)‏

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ninguém pode ser feliz se não for amado

O amor gera a vida; o egoísmo produz a morte. A psicologia mostra hoje com toda clareza que as graves perversões morais têm quase sempre como causa principal uma ‘frustração de amor’. Os jovens se encaminham para as drogas, para o sexo vazio, para o alcoolismo e para tantas violências, porque são carentes de amor, ‘desnutridos’ de amor.  A pior anemia é a do amor. Leva à morte do espírito. Ninguém pode ser feliz se não for amado; se não fizer uma experiência de amor.
Se isso é importante na infância e na adolescência, também na vida conjugal isso é verdade. E esse ‘amor conjugal’ começa a ser aprendido e treinado no namoro. Na longa viagem da vida conjugal, que começa no namoro, você precisa levar a bagagem do amor. Você amará de verdade o seu namorado não só porque ele é simpático, bonito ou porque é um atleta, mas porque você quer o bem dele e quer ajudá-lo a ser ainda melhor com a sua ajuda.
Muitas vezes, você quis e procurou uma namorada perfeita, ou um rapaz ideal, mas saiba que isso não existe. A primeira exigência do amor é aceitar o outro como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos. Só assim você poderá ajudá-lo a crescer, amando-o como ele é.
Alguém já disse que o amor é mais forte do que a morte, e capaz de remover montanhas. O amor tem uma força misteriosa; quando você ama o outro gratuitamente, sem cobrar nada em troca, você desperta-o para si mesmo, revela-o a si mesmo, dá-lhe ânimo e vida, ‘ressuscita-o’.
É com a chama de uma vela que você acende outra. É com a doação da sua vida que você faz a vida do outro reviver.
Desde o namoro você precisa saber que ‘amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido’. É claro que um casal se aproxima pelo coração, mas cresce pelo amor, que transcende os sentimentos e se enraíza na razão. Todo relacionamento humano só terá sentido se implicar no crescimento dos envolvidos. De modo especial no namoro e no casamento isso é fundamental.
A ordem de Deus ao casal é esta: ‘crescei’. Deus não nos dá uma ‘ajuda adequada’ para ‘curtirmos a vida’ a dois; mas para crescermos a dois. Isso vale desde o namoro. E o que faz crescer é o ‘fermento’ do amor. Ninguém melhor do que São Paulo expressou as exigências do verdadeiro amor: ‘O amor é paciente, O amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, Não se irrita, Não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, Mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê, Tudo espera, Tudo suporta. O amor jamais acabará‘ (1Cor 13, 4-7).
Medite um pouco em cada linha deste hino do amor, e pergunte a si mesmo se você está vivendo isso no seu namoro. Desde o namoro é preciso ter em mente que a beleza do amor está exatamente na construção da pessoa amada. É uma missão para gente madura, com grandeza de alma.
Construir uma pessoa é educá-la em todos os aspectos, e isso é uma obra do coração.
O amor tudo suporta, tudo crê, tudo espera; o amor não passa jamais.

Evangelho do dia (Lucas 17,20-25)‏

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Evangelho do dia (João 2,13-22)‏

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 17,7-10)‏

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 17,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Você também pode tocar no Amor‏

Passamos a vida inteira desejando um amor de verdade. Na infância, por muitas vezes, nossas brincadeiras são interrompidas por um “Bem me quer, mal me quer”. Em nossa adolescência, quantas noites passamos acordados pensando no “amor”. Na juventude então... será que agora é de verdade? Tudo isso traduz a ânsia de nosso ser em tocar o amor. Acredito que a vida é uma corrida de Fórmula 1, onde a chegada se dá quando encontramos este “amor” de verdade.
Atualmente muitos a rejeitam. Mas eu digo: eu a abracei. Muitos até ridicularizam, mas não sabem que ali está a felicidade e assim a banalizam. Outros têm medo e dizem que é sinal de derrota, mas eu acredito que naquela fraqueza se esconde a maior de todas as forças.
Na verdade, este grande acontecimento se deu há tempos - exatamente há dois mil anos. O interessante é que, por causa desse acontecimento, muitos homens puderam tocar no amor e, a partir daí, dar sentido a tantas coisas sem sentido. Homens que puderam dar novo significado a suas vidas a partir dessa verdade.
Em 1984, um homem que soube tocar no amor e por ele ser tocado resolveu dar aos jovens essa mesma possibilidade: tocar no amor de uma maneira nova! O então papa e agora beato João Paulo II disse: “Levem o símbolo do amor para humanidade”. Eu, que na época tinha um ano de idade, não sabia que teria essa possibilidade alguns anos depois. E veio até mim esta novidade “Tocar no amor”.
Estamos falando das Jornadas Mundiais da Juventude – a última foi realizada em agosto passado na Espanha e a próxima acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro. Os jovens da Espanha me proporcionaram isso. Trouxeram e colocaram em minhas mãos o Amor. Não estava sozinho. A meu lado havia outros jovens, que me ajudaram e eu os ajudei. Ao nosso lado, uma mulher. Ela viveu de perto esse amor. Maria, mãe de Jesus, estava ali, sua foto como presente, um ícone de amor. Quanta emoção! Nunca pensei que tocaria no amor assim. Mas, ao nosso lado, outro homem, Bento XVI, amigo daquele mesmo homem que nos presenteou em 1984, estava ali e dizia sem dizer: "Amém o amor, toquem no amor e se deixem tocar por ele.”
Que responsabilidade recebemos naquele dia 21 de agosto, em Madri: trazer para o Brasil aquele presente e assim proporcionar a tantos a graça de tocar no amor. Eu creio que o brasileiro deseja isso, quer essa experiência.
Adriano Gonçalves é apresentador do programa jovem “Revolução Jesus” pela Rádio e TV Canção Nova e autor do livro “Santos de Calça Jeans”, da Editora Canção Nova. 


Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/artigos/jovem-e-a-igreja/754-voce-tambem-pode-tocar-no-amor

http://rio2013.com/

sábado, 5 de novembro de 2011

Oremos pelo ERJ 2011


Amados, sabemos que o ERJ 2011 já será no final de semana que vem dias 11, 12 e 13 de Novembro, glória a Deus. Fizemos nossa parte quanto a divulgação durante todo este tempo, publicamos na internet, mandamos e-mails, postamos no Facebook e dilvulgamos nas nossas Paróquias, agora, faltando apenas uma semana para o encontro acontecer, é hora de intensificarmos a nossa oração.
Temos que orar agora para que tudo corra bem, sabemos o quanto o malígno é astuto e fará de tudo para atrapalhar, mas se é Deus tem que ter provação mesmo para a vitória de Deus acontecer.
Oremos por todos os jovens que estaram reunidos neste final de semana, por todos do nosso estado de São Paulo e os demais da região Sudeste para que todos tenham um verdadeiro encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo sabemos que muitos que estaram lá não sabem se quer rezar uma Ave-Maria, que ainda estão por andando por caminhos errados e é justamente estes que temos que orar para que o amor de Deus os envolva por inteiro e possam sentir no coração o chamado para uma vida nova.
Oremos por todos os pregadores da palavra de Deus, pelos ministérios de música que iram animar o encontro, pelo Sacerdotes que celebraram a missa, para que o Espírito Santo os unja para conduzir todo o evento e por todas as equipes que iram trabalhar, que Deus abençoe a todos.
Oremos pelo nossa viagem até o local do encontro e de volta para nossa Diocese, pelo ônibus, pelo motorista para que nos guie com segurança no caminho de ida e volta, pela estrada para Deus nos livre de todo e qualquer tipo de acidente ou trânsito.
Clamemos o fogo do Espírito Santo para incendiar a nossa alma e que não voltemos do mesmo jeito, mas sim com o desejo maior em nosso coração de anunciar Cristo a todos os jovens.
Oremos por todos nós que estaremos lá, para que nada venha nos impedir, seja com transporte, seja por falta de dinheiro, seja por problemas de saúde, seja o que for que o Senhor seja louvado e todo mal acorrentado.
Mesmo se você não vai poder estar conosco no próximo final de semana, pedimos de coração a sua oração, se possível visite o Senhor no Santíssimo Sacramento e no silêncio mesmo do seu coração faça a sua Adoração por nós, ore também o terço Mariano consagrando ao coração de Maria nosso encontro, nosso ministério e todos que estaram lá presentes, ore com a palavra de Deus pedindo que o Senhor fale conosco por meio dela.
Vai dar tudo certo em Nome de Jesus, pela poderosa intercessão de Nossa Senhora e pela unção do Espírito Santo.
Paz e bem.

Missa Padre Rufus - "Basta uma palavra e eu serei curado"‏



" Basta uma palavra, e eu serei curado"

Programação oficial Padre Rufus
Data: 10 de Novembro de 2011

Local: Basílica Santuário Nossa Senhora da Penha 
(Padroeira da Cidade de São Paulo)

Horário:

- 15:00 horas Terço da Misericórdia
Adoração ao Santíssimo Sacramento com Padre Roger da Canção Nova
Louvor com Ministério de Musica da Canção Nova

- 19:00 horas Missa com Padre Rufus

Endereço: Rua Santo Afonso, 199
* Fácil acesso estação Metro Penha
Fonte:
Douglas Arrais
Coordenador Diocesano Comunicação RCC
Diocese de São Miguel Paulista - SP

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Evangelho do dia (Lucas 16,1-8)

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

 

Assine nossa Newsletter

Entre em contato

E-mail: contato@nomedaparoquia.org.br

Telefone: (xx) xxxx-xxxx

Siga nas redes sociais